DOMINGO: EBD às 09:00h | Culto às 18:30h | SEGUNDA: Oração das 19:00h às 20:00h | QUARTA: Estudo Bíblico das 19:30h às 20:30h
Rua Albert Scharlet, 376 - Centro - Cel. Fabriciano - MG, 35170-038 | Tel.: 31.9 9728-4312 Canal do Telegram

Pastoral Rev. Egmon Pereira - 24/03/2020

Na época de Habacuque, reinava Jeoaquim. Seu reinado teve a marca da violência e da ausência de uma justiça verdadeira. Habacuque vê a maldade social crescendo e a justiça manipulada por parte dos poderosos.

No início do seu livro ele se mostra perplexo, pois a violência se alastra e Deus parece não tomar nenhuma providência. O justo está sendo explorado e massacrado pelo corrupto e parece que Deus se mostra completamente apático, indiferente a tudo. Não é de admirar que o profeta clamasse em profunda angústia: "Até quando Senhor..." Hb 1:2.

O profeta viu Israel cair numa condição de apostasia. A nação estava se afastando de Deus. Entregara-se à idolatria e outras buscas destituídas de qualquer valor.

Que quadro triste! Pecado, imoralidade e vício dominavam o povo de Israel. A lei não era aplicada com equidade e honestidade. A justiça era frouxa e indolente. A ilegalidade campeava solta. A nação de Israel estava em grave decadência espiritual, moral e social.

Realmente, era um problema e não é para estranhar que Habacuque viesse a entrar em crise. Ele não conseguia entender porque Deus permitia tudo aquilo. Orou a Deus a esse respeito, mas Deus parecia não responder. Daí a sua perplexidade: "Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?"

A questão que Habacuque levanta e que a maioria dos cristãos enfrenta é: Onde está Deus que vê tudo isso e não faz nada para sanar o problema? Será que Deus não vê? Não vê toda esta brincadeira humilhante com a vida humana, como o direito está sendo pervertido, como o justo está sendo massacrado? Vale a pena ter fé num Deus como este? Esta é a resposta que Habacuque nos dará em seu pequeno livro.

Por isso, convido você e toda a sua família a participar, mesmo que via facebook do estudo bíblico que estou preparando para apresentar nessa próxima quarta feira, dia 25 de março às 19:30h na minha página do www.facebook.com/Egmonpereira.

Convido você para que desde já esteja lendo o livro de Habacuque - 3 capítulos apenas, e me enviando dúvidas, pois estarei tirando essas dúvidas na quarta. (quando enviar, caso não queira ser citado(a) como autor da dúvida, basta avisar na mensagem). Você também poderá enviar suas dúvidas no momento da transmissão pelos comentários no próprio Facebook.

Que Deus te abençoe.

*"Olhem entre as nações e vejam;

fiquem maravilhados e admirados.

Porque, no tempo de vocês,

eu realizo obra tal

que vocês não acreditarão

se alguém lhes contar."* - Habacuque 1.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário